quarta-feira, 14 de março de 2012

Olá queridos!
Visando o uso das tecnologias e para uma melhor dinamização da disciplina este blog foi criado para servir de auxílio bem como para  expor as propostas de atividades para vocês: alunos do 1º período da Universidade Federal de Alagoas.

Segue abaixo o plano de ensino da nossa disciplina:


PLANO DE TRABALHO DE DISCIPLINA

Professora: Profa. Dra. Deise Juliana Francisco (deisej@gmail.com)
Monitora: Izabelle Castro (izabellecastro.ufal@gmail.com)

DISCIPLINA
CÓDIGO
C.HORÁRIA
ANO/TURMA
Organização do Trabalho Acadêmico
PEDL004
60h
2012.1/N

EMENTA
As ciências e o conhecimento científico: natureza e modos de construção do conhecimento da pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, especificamente os aspectos técnicos e textuais da pesquisa em educação.

OBJETIVOS
1)      Despertar o conhecimento crítico e reflexivo a partir do campo da análise, síntese e interpretação de textos;
2)      Identificar as diferentes ciências, tomando por referência suas peculiaridades, seus objetivos e métodos de estudo;
3)      Saber aplicar os aspectos técnicos na construção e apresentação de trabalhos acadêmicos, seguindo as normas e orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

UNIDADE
CONTEÚDO PROGRAMATICO
DATAS
I - A organização da vida de estudos na universidade
1.      Quem é o universitário do curso de Pedagogia?
2.      Organizando-se: administrando o tempo
3.      Como estudar? Como ler?

II – As Ciências e o Conhecimento Científico
1.      Conceito de ciência e conhecimento;
2.      Os diferentes tipos de conhecimento;
3.      Ciências Exatas e Ciências Sociais e Humanas.
4.      Pesquisa em educação
Filme
Texto – resumo
Biblioteca

III – Aspectos técnicos do trabalho científico
1.      Técnicas de elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos;
2.      Elementos do projeto de pesquisa e da monografia.
Jogos
Exercícios em aula

METODOLOGIA
O curso será desenvolvido a partir de 3 módulos, durante sessões presenciais de três horas cada e a distância, perfazendo 60 horas/aulas. Serão realizadas aulas expositivo-dialogadas, trabalhos individuais e em grupo, sessões de monitoria.

AVALIAÇÃO
A avaliação será composta por duas notas:
1.Atividades realizadas no decorrer do curso
2. Prova



CRONOGRAMA
Aulas nas terças-feiras, das 19h às 20h40min e segunda-feira, uma vez por mês: 19 de março; 16 de abril; 14 de maio; 11 de junho

BIBLIOGRAFIA
ALVES – MAZOTTI, A. J. e GWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

CARVALHO, M. C. M. de (Org.) Construindo o Saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. Campinas/SP:Papirus, 1994.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1995.

CRUZ, A. da C.; MENDES, M. T. R. Trabalhos Acadêmicos, dissertações e teses: estrutura e apresentação. 2ª ed. Niterói/RJ: Intertexto, 2004.

DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência . São Paulo:Atlas, 1987.

_______.  Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 2000.

_______ . Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1991.

FAZENDA, I. (Org.) Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1994.

FURASTÉ, P. A. Normas Técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação. Explicitação das normas da ABNT. 14ª ed. Porto Alegre: Gráfica e Editora Brasil, 2006.

LAVILLE, C. e DIONNE, J.  Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegra: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

PÁDUA, E. M. M de. Metodologia da pesquisa. Campinas/SP: Papirus, 2000.

RAMPAZZO, L. Metodologia Científica. São Paulo: Loyola, 2002.

Em breve mais postagens...
Abraços,
Izabelle Castro (Monitora da disciplina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário