Visando o uso das tecnologias e para uma melhor dinamização da disciplina este blog foi criado para servir de auxílio bem como para expor as propostas de atividades para vocês: alunos do 1º período da Universidade Federal de Alagoas.
Segue abaixo o plano de ensino da nossa disciplina:
PLANO DE TRABALHO DE DISCIPLINA
Professora: Profa. Dra. Deise Juliana Francisco (deisej@gmail.com)
Monitora: Izabelle Castro (izabellecastro.ufal@gmail.com)
DISCIPLINA
|
CÓDIGO
|
C.HORÁRIA
|
ANO/TURMA
|
Organização do Trabalho Acadêmico
|
PEDL004
|
60h
|
2012.1/N
|
EMENTA
|
As ciências e o conhecimento científico: natureza
e modos de construção do conhecimento da pesquisa em Ciências Humanas
e Sociais, especificamente os aspectos técnicos e textuais da pesquisa em
educação.
|
OBJETIVOS
|
1) Despertar o conhecimento
crítico e reflexivo a partir do campo da análise, síntese e interpretação de
textos;
2) Identificar
as diferentes ciências, tomando por referência suas peculiaridades, seus
objetivos e métodos de estudo;
3) Saber
aplicar os aspectos técnicos na construção e apresentação de trabalhos
acadêmicos, seguindo
as normas e orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
|
UNIDADE
|
CONTEÚDO PROGRAMATICO
|
DATAS
|
I
- A organização da vida de estudos na universidade
|
1. Quem é o universitário do
curso de Pedagogia?
2. Organizando-se:
administrando o tempo
3. Como estudar? Como ler?
|
|
II – As Ciências e o Conhecimento
Científico
|
1. Conceito de ciência e
conhecimento;
2. Os diferentes tipos de
conhecimento;
3. Ciências Exatas e
Ciências Sociais e Humanas.
4. Pesquisa em educação
|
Filme
Texto – resumo
Biblioteca
|
III – Aspectos técnicos do trabalho
científico
|
1. Técnicas de elaboração e
apresentação de trabalhos acadêmicos;
2. Elementos do projeto de
pesquisa e da monografia.
|
Jogos
Exercícios em aula
|
METODOLOGIA
|
O curso
será desenvolvido a partir de 3 módulos, durante sessões presenciais de três
horas cada e a distância, perfazendo 60 horas/aulas. Serão realizadas aulas
expositivo-dialogadas, trabalhos individuais e em grupo, sessões de monitoria.
|
|
AVALIAÇÃO
|
A avaliação
será composta por duas notas:
1.Atividades realizadas
no decorrer do curso
2. Prova
|
CRONOGRAMA
|
Aulas nas
terças-feiras, das 19h às 20h40min e segunda-feira, uma vez por mês: 19 de
março; 16 de abril; 14 de maio; 11 de junho
|
|
BIBLIOGRAFIA
|
ALVES – MAZOTTI, A. J.
e GWANDSZNAJDER, F. O Método nas
Ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São
Paulo: Pioneira, 1998.
CARVALHO, M. C. M. de
(Org.) Construindo o Saber: metodologia
científica: fundamentos e técnicas. Campinas/SP:Papirus, 1994.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas
e Sociais. São Paulo: Cortez, 1995.
CRUZ, A. da C.; MENDES,
M. T. R. Trabalhos Acadêmicos,
dissertações e teses: estrutura e apresentação. 2ª ed. Niterói/RJ:
Intertexto, 2004.
DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência . São
Paulo:Atlas, 1987.
_______. Educar
pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 2000.
_______ . Pesquisa: princípio científico e
educativo. São Paulo: Cortez, 1991.
FAZENDA, I. (Org.) Novos enfoques da pesquisa educacional. São
Paulo: Cortez, 1994.
FURASTÉ, P. A. Normas Técnicas para o trabalho
científico: elaboração e formatação. Explicitação das normas da ABNT. 14ª
ed. Porto Alegre:
Gráfica e Editora Brasil, 2006.
LAVILLE, C. e DIONNE, J. Construção do Saber: manual de metodologia
da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegra: Editora Artes Médicas Sul
Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
PÁDUA, E. M. M de. Metodologia da pesquisa. Campinas/SP:
Papirus, 2000.
RAMPAZZO, L. Metodologia Científica. São Paulo:
Loyola, 2002.
|
Em breve mais postagens...
Abraços,
Izabelle Castro (Monitora da disciplina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário